A audiência de instrução e julgamento do sargento da Polícia Militar do Piauí, Avelar dos Reis Mota, conhecido como sargento Mota, foi marcada para o dia 19 de março de 2025, às 11h30.
A audiência será realizada de forma híbrida e será conduzida pelo juiz Antônio Lopes de Oliveira, da Vara Militar do Estado do Piauí. Durante a sessão do dia 15 de março, serão ouvidas a vítima e as testemunhas.
Sargento Mota é é investigado por invadir uma casa no bairro Aroeiras, na zona Sul de Teresina, e furtar um perfume Malbec em fevereiro de 2023. Ele foi denunciado pelo crime de furto qualificado. O crime foi registrado por câmera de segurança do local, que flagrou o policial entrando fardado. Ele ainda usou uma viatura da Polícia Militar.
A denúncia foi apresentada pelo promotor Assuero Stevenson Pereira Oliveira, titular da 9ª Promotoria de Justiça de Teresina. Segundo a denúncia, Sargento Mota utilizou uma chave falsa para invadir a residência.
Ainda conforme a denúncia, ele estava escalado juntamente com um cabo da PM para realizar o policiamento no bairro Promorar, também na zona Sul, quando foram até a casa da vítima em uma viatura. Ao sair da residência, o sargento Mota tentou destruir a câmera de segurança, mas não conseguiu.
Cinco meses depois, um policial mascarado voltou à residência em uma viatura e atirou contra a câmera de segurança, destruindo o equipamento.
"Tempos depois, no dia 28 de julho de 2023, o retorno ao local de outra viatura, da qual saiu um policial encapuzado e que, efetivamente, efetuou disparo de arma de fogo contra a referida câmera, destruindo-a”, destacou o promotor.