Polícia

PRISÃO

Homem é preso acusado de perseguir e ameaçar mulheres de estupro pelo Instagram

O homem foi preso na manhã desta segunda (25) no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina

Da Redação

Segunda - 25/03/2024 às 08:40



Foto: Divulgação/SSP-PI O investigado criava perfis falsos no Instagram e ameaçava diversas vítimas de estupro
O investigado criava perfis falsos no Instagram e ameaçava diversas vítimas de estupro

Um homem de 20 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (25), no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina, acusado de ameaçar mulheres de estupro pelo Instagram. A ação foi realizada por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), da Polícia Civil do Piauí.

O investigado, identificado pelas iniciais E. R. K. S., criava perfis falsos no Instagram e escolhia diversas vítimas de forma aleatória. Além de enviar mensagens para as vítimas, o homem também postava foto das mulheres, ameaçando-as, e enviava fotos íntimas.

Segundo o delegado adjunto da DRCI, Alisson Landin, o acusado já havia sido preso no final do ano de 2023 pelo mesmo motivo. Uma das vítimas desta vez é dentista, com a qual o homem chegou até a marcar consulta.

O crime de perseguição (Art. 147-A do CPB) só foi adicionado ao Código Penal em 2021, mas a prática é antiga, amplificada ainda mais pelo uso das redes sociais. Stalking (ou perseguição, na tradução do inglês) é uma série de comportamentos repetitivos, geralmente associados a outros crimes como ameaça, extorsão ou violência psicológica. 

Entre os comportamentos mais comuns do stalking estão: muitas mensagens e ligações de uma mesma pessoa, mesmo após sinalizar que esse contato não é desejado; comentários nas redes sociais, principalmente com teor negativo; o stalker pode criar perfis falsos nas redes sociais para seguir amigos e familiares da vítima; o assediador está sempre nos mesmos locais, nos mesmos horários que a vítima; e outras situações semelhantes.

A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) disponibilizou o número 86 99521-2385 para denúncias, que também podem ser realizadas na sede da Delegacia, na Av. João XXIII, 5325 - Santa Isabel.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: