
Eryka Carollyne Costa Araújo, mais conhecida como "Alerquina", foi presa na tarde dessa segunda-feira (5), em Timon (MA). Ela estava foragida desde o dia 30 de abril, uma das mulheres alvo da Operação Faixa Rosa, deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).
Natural de Porto (PI), Alerquina passou a integrar a facção criminosa Bonde dos 40 e, após envolvimento direto com o grupo, migrou para a cidade vizinha de Timon, onde foi localizada e detida.
Até o momento, 12 mulheres foram presas na Operação Faixa Rosa, acusadas de integrar facções criminosas com atuação direta em atividades como tráfico de drogas, arrecadação de recursos ilícitos e disseminação de ordens hierárquicas para ações violentas. Outras três mulheres ainda continuam foragidas.
"Essa prisão representa mais um passo firme no combate à atuação feminina em organizações criminosas. A investigada confessou envolvimento com a facção e temos provas robustas que reforçam sua participação direta em ações criminosas. Ao final da instrução processual, esperamos que todas respondam criminalmente e sejam condenadas", afirmou o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO.
Fonte: SSP-PI