
Vinte e duas pessoas foram presas nesta sexta-feira (4) durante uma grande operação contra o tráfico de drogas nas zonas Sul e Sudeste de Teresina, realizada de forma integrada pelas Polícias Civil e Militar do Piauí. A ação teve como alvo uma célula de facção criminosa que atuava na região da Taboca do Pau Ferrado, envolvida em crimes como assaltos, tortura, execuções internas, homicídios e comércio de entorpecentes.
A operação, que ainda está em andamento, tem como base 52 mandados de prisão e busca e apreensão expedidos pela Justiça. Além das prisões, foram apreendidas três armas de fogo, drogas, celulares e uma motocicleta adulterada.
De acordo com o delegado Samuel Silveira, coordenador do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), a célula criminosa exercia forte influência na região e promovia, inclusive, "atos de disciplina", o que resultava em homicídios de membros da própria facção.
Um dos presos monitorava a tornozeleira eletrônica e era considerado o elo entre a organização e as ações criminosas na região. “Mais uma vez ele foi preso e vai responder pelos seus crimes”, afirmou o delegado.
A ação integra as diretrizes do Pacto pela Ordem, programa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, que tem como objetivo intensificar o combate ao crime organizado no estado.