INVESTIGAÇÃO

Estudante de jornalismo é encontrada morta dentro da UFPI; suspeito é preso

A vítima participava de uma calourada na noite anterior


Janaina da Silva Bezerra

Janaina da Silva Bezerra Foto: Montagem/Piauí Hoje

 A estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Janaina da Silva Bezerra, foi encontrada morta dentro do campus Petrônio Portella, na zona Leste de Teresina, por volta das 11h deste sábado (28). A vítima foi vista com vida pela última vez na noite de ontem (27) em uma calourada que acontecia no local.

A aluna teria sido encontrada por um professor, que acionou a segurança da instituição. Janaina chegou a ser levada ao Hospital da Primavera, na zona Norte, mas já estava sem vida. A vítima foi encontrada com as roupas com sangue e rasgadas e com sinais de violência, e marcas de estupro.

A UFPI emitiu uma nota de esclarecimento e disse que acontecia uma festa promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), que fica no setor do Centro de Ciências da Natureza (CCN). A UFPI afirmou que a festa acontecia sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.  

Ainda em nota, a instituição confirmou a prisão de um suspeito. O homem foi detido pelos próprios seguranças da UFPI e levado à delegacia. O suspeito é aluno regular do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática da UFPI e foi identificado como Thiago Mayson da Silva Barbosa, está preso na Central de Flagrante.

O DCE  informou que tomou conhecimento do caso através das redes sociais. Até o momento não se sabe as circunstâncias da morte da aluna. O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) foi acionado.

Veja na integra as notas da UFPI e DCE:

NOTA DA UFPI:

Com imenso pesar, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica e lamenta profundamente que, na manhã de hoje (28), a Coordenadoria de Segurança e Vigilância da Instituição encontrou, no espaço da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Campus de Teresina, uma jovem desacordada, que foi urgentemente levada, por equipe de seguranças da Universidade, para o Hospital da Primavera.

Até o momento da elaboração desta nota, não há identificação formal da vítima e divulgação de laudo pericial pelo órgão responsável. Todas as providências para colaborar com as investigações das autoridades policiais, como isolamento da referida área no campus e boletim de ocorrência, foram adotadas imediatamente pela UFPI. Além disso, a Universidade está efetuando o levantamento de todas as imagens captadas por câmeras de segurança.

O fato aconteceu em festa promovida pelo DCE, nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN), sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.

A UFPI desaprova quaisquer eventos que adotem condutas que coloquem em risco a comunidade acadêmica, e preza pela segurança e bem estar de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, com a adoção de diversas estratégias constantemente divulgadas à comunidade.

As primeiras informações apontam para a ligação do fato a um suspeito já detido pelas autoridades policiais, após condução do mesmo por seguranças da UFPI. A Administração Superior continuará acompanhando as informações oficiais sobre o fato e se une à sociedade no desejo por justiça.

Na manhã deste sábado (28), o Reitor da UFPI determinou a imediata instauração de processo administrativo para apuração dos fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos e disponibilizará todo o apoio que possa auxiliar no trabalho das autoridades policiais.

Este é um momento de grande dor e tristeza, que deixa consternada toda a comunidade ufpiana. A UFPI se solidariza com familiares e amigos da vítima, e se coloca à disposição para apoio e providências. Manifesta as mais sinceras condolências diante do triste acontecimento.

NOTA DO DCE

O Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE UFPI) vem por meio desta nota tornar público a confirmação de falecimento de uma estudante nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI) hoje (27).

A Direção da atual Comissão Gestora tomou conhecimento por informações nas redes sociais nesta manhã e logo em seguida entrou em contato com a Universidade para confirmação do ocorrido.

No entanto, ainda não há informações sobre identidade da vítima, sobre as circunstâncias do ocorrido ou quaisquer informações que elucidem a causa da morte.

As informações iniciais que temos é que hoje, pela manhã, a vitima, estudante de Jornalismo da UFPI, foi encontrada desacordada por um profissional da instituição e, logo em seguida, encaminhada para o hospital. A ocorrência foi feita dentro do Centro onde fica o DCE.

As calouradas que ocorrem no espaço em frente ao DCE  é cedida pelo Diretório para que os estudantes, centros acadêmicos (CAs) e coletivos que compõe a Universidade possam ter uma forma de  integração entre cultura e arte ao ensino, como também autofinanciamento coletivo dos Estudantes para subsidiar projetos estudantis.

O debate de segurança na UFPI, embora lamentavelmente tenha chegado a esse ponto, não é novidade para o DCE. No último ano (2022), nós, junto com os CAs, buscamos fomento de iniciativas que garantissem minimamente segurança dentro do Campus Ministro Petrônio Portela. 

No final do ano, em debate de semanas, conseguimos uma Comissão para dar início neste ano o atendimento a estudantes que sofrem com assédio na Universidade. Temos nítido, no entanto, que esse não é o máximo que a Administração Superior possa fazer para sanar a situação que ocorre hoje, sabemos que o debate de segurança na Universidade passa por um debate patrimônio e não de vida dos estudantes, e também que esse debate não acontece só na Universidade, mas no mundo que é cercado por uma super estrutura de violência.

O DCE se coloca a disposição para ajudar no que for preciso a família da vítima e também presta solidariedade aos amigos e a todo o corpo estudantil. 

Nesse momento tão triste, de luto coletivo, nós estamos comprometidos em fazer todos os debates necessários para que nossa Universidade seja segura para todo o corpo estudantil.

Nota de Pesar - Luto Aluna Janaina da Silva Bezerra

ImprimirÚltima atualização em Sábado, 28 de Janeiro de 2023, 16h21

Com imensa tristeza, a Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica e lamenta profundamente o falecimento da aluna Janaina da Silva Bezerra, do Curso de Jornalismo, neste sábado (28), após participação em festa estudantil, nas dependências da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Centro de Ciências da Natureza (CCN), no Campus de Teresina. A UFPI decreta luto oficial por três dias. 

A Instituição se solidariza com familiares e amigos da aluna e expressa sinceras condolências diante do trágico acontecimento. A Administração Superior está em contato com a família, prestando apoio e assistência neste momento de imensurável dor.

A Universidade acredita no trabalho das autoridades competentes para investigação do caso e se une à sociedade no anseio por justiça.

Aguarde mais informações!

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: