
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), da Polícia Civil do Piauí, realizou uma operação para remover pichações com referências criminosas no Residencial Torquato Neto, em Teresina.
Os símbolos haviam sido identificados em mega operação realizada no dia 6 de maio, que revelou que membros de facção expulsaram moradores de suas residências e tomaram ao menos 144 apartamentos de seus legítimos donos.
Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, a remoção das pichações é parte do programa Pacto pela Ordem e está incluída na estratégia permanente de enfrentamento ao crime organizado.
"A ação é uma resposta rápida e preventiva diante de tentativas de intimidação promovidas por facções, que buscam, por meio de símbolos e pichações, influenciar a dinâmica social em comunidades da capital. O objetivo é garantir a tranquilidade dos moradores, reforçar a presença do Estado e impedir qualquer avanço simbólico do crime organizado", destaca nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
Durante a ação, uma mulher que estava foragida da polícia foi presa, suspeita de envolvimento com organizações criminosas.
Leia mais: