
A Secretaria de Justiça do Piauí iniciou uma campanha de vacinação contra Covid-19 para os detentos que cumprem pena nas penitenciárias do estado. Até o momento as doses foram aplicadas na Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis (Altos), na Unidade de Apoio Prisional e na Colônia Agrícola Major Cesar Oliveira.
A vacina contra a covid agora faz parte do calendário anual de vacinação. A Gerente de Saúde da Secretaria da Justiça, Jackelene Meneses, esclarece que os detentos, funcionários do sistema prisional e policiais penais fazem parte do grupo prioritário.
"A ação é realizada com as equipes de saúde das unidades, da PNAISP - Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional, secretárias municipais e Fundação Municipal de Saúde”, explica a Gerente de Saúde.
As vacinas contra a COVID-19 são recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e eficazes na prevenção de doenças graves, na hospitalização e morte contra todas as cepas do vírus SARS-CoV-2, que causa a COVID-19, incluindo a variante ômicron e suas sub-linhagens. As vacinas também são eficazes na redução da transmissão do vírus, mesmo que não impeçam totalmente a infecção.