Polícia

Correia Lima vai para o semiaberto 21 anos após ser preso por comandar o crime organizado

A decisão foi publicada nesta quarta-feira (09) no Diário Oficial do Tribunal de Justiça do Piauí

Da Redação

Quarta - 09/09/2020 às 17:30



Foto: Arquivo do Piauí Hoje Correia Lima cumpre pena em presídio de Parnaíba
Correia Lima cumpre pena em presídio de Parnaíba

O ex-tenente-coronel José Viriato Correia Lima, de 68 anos, foi beneficiado com a progressão de regime fechado para o semiaberto nesta quarta-feira (09) em decisão da juíza de direito Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1º Vara Criminal da Comarca de Parnaíba. O despacho foi publicado nesta quarta-feira (09) no Diário Oficial do Tribunal de Justiça do Piauí.

Correia Lima, considerado o chefe do crime organizado no Piauí está preso há 21 anos, ou seja, ele foi colocado atrás das grades quando tinha 47 anos de idade no ano de 1.999. Ele foi condenado pela Justiça do Estado a 129 anos e oito meses de prisão em regime fechado por crimes como assassinatos, formação de quadrilha e fraudes em licitações.

Segundo a publicação do TJ-PI, ele precisava cumprir 1/6 (21 anos, sete meses e dez dias) da pena para pleitear o benefício do regime semiaberto. Para migrar ao semiaberto, Correia Lima passou por um exame criminológico realizado em quatro etapas, sendo elas o relatório administrativo, médico, psicológico e de assistência social.

“Apresenta   boa   conduta,   demonstrando   capacidade   para   criar   e manter   vínculos   afetivos,   tendo   bom   relacionamento   com   colegas   e mantendo   respeito   a   funcionários   da   unidade   penal.   Encontra-se   num estado psicológico normal, com juízo crítico de realidade dentro do curso da   normalidade,   com   algumas   variações   de   humor,   o   que   pode   ser considerado aceitável considerando a realidade vivenciada pelo mesmo", diz o documento.

O criminoso deverá cumprir o novo regime na Colônia Agrícola Major César, estabelecimento prisional destinado ao cumprimento do regime semiaberto no Estado do Piauí. Com isso, a previsão é de que ele seja transferido dia 1 de setembro, pois em razão da pandemia do novo coronavírus, os apenados em regime semiaberto foram colocados em liberdade, devendo retornar à unidade na data citada.

Histórico

Correia Lima se envolveu com os crimes já aos 27 anos de idade em 1.979 e comandou a prática no Piauí durante as duas décadas seguintes. Um das mortes pelas quais foi condenado é a do engenheiro José Ferreira Castelo Branco, conhecido como Castelinho, que foi assassinado a tiros em 1.999 durante caminhada por um bairro da zona Leste e Teresina pelo ex-soldado da Polícia  Militar, Francisco Moreira do Nascimento. 

Os mandantes do crime foram Correia Lima e a esposa do engenheiro, a professora Ana Zélia Correia Lima Castelo Branco, que temendo o divórcio, encomendou o crime e pagou R$ 70 mil ao ex-Coronel.

Condenação

O Tribunal do Júri de Teresina condenou a professora Ana Zélia a sete anos e seis meses em regime semiaberto. Correia Lima e Francisco Moreira foram condenados a 25 e 23 anos de prisão, respectivamente, em regime fechado.

Clique aqui e confira o despacho na íntegra

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: