
O Piauí registrou um salto expressivo na apreensão de maconha em 2024. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, o estado teve um aumento de 561,3% nas apreensões da droga em relação ao ano anterior.
Em 2023, foram 366,25 kg de maconha apreendidos. Já em 2024, o número saltou para 2.422,16 kg, resultado que coloca o Piauí entre os destaques nacionais no enfrentamento ao tráfico de drogas, especialmente na região Nordeste, onde outros estados apresentaram quedas, como a Paraíba (-44,3%), Pernambuco (-29,9%), Bahia (-12,9%) e Maranhão (-1,5%).
Segundo o levantamento, o avanço no estado é atribuído ao reforço das ações de repressão, executadas de forma integrada pelas forças de segurança. As apreensões ocorreram durante operações específicas nas divisas estaduais, rodovias e em áreas urbanas com registros de comercialização de entorpecentes.
As ações fazem parte do Pacto pela Ordem, que tem intensificado o combate ao tráfico com o uso de inteligência policial, localização e destruição de plantações da droga no interior do estado e operações táticas em pontos estratégicos.