Polícia

SEGURANÇA

Anuário de Segurança aponta o Piauí como estado menos violento do Norte e Nordeste

Os dados foram divulgados no Anuário Brasileiro de Segurança Pública nesta quinta-feira (18).

da Redação

Sexta - 19/07/2024 às 10:53



Foto: CCOM/PI Segurança PM
Segurança PM

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que o Piauí é o Estado com menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) do Norte-Nordeste e o oitavo menor do país. Além disso, em 2023, o Piauí contou com uma redução de 11,1% dos MVIs, a quinta maior do país.

Outro dado importante para o Estado diz respeito à qualidade dos dados estatísticos oficiais. O Piauí ocupa a segunda posição nacional em qualidade dos dados, e a primeira do Nordeste. De acordo com o gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), delegado João Marcelo Brasileiro, isso demonstra que o Estado tem investido em inteligência de dados para combater o problema da segurança pública.

A qualidade dos nossos dados estatísticos, que nos colocou em segundo lugar na classificação nacional, é um reflexo direto do nosso compromisso com investimentos em inteligência. Esse resultado destaca a importância da precisão e da análise detalhada para a formulação de políticas de segurança pública mais eficazes e bem informadas. Continuaremos a aprimorar nossas ferramentas e técnicas para garantir que nossas decisões sejam sempre baseadas em dados confiáveis e atualizados, comenta o delegado.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública destacou que o Piauí tem a polícia menos letal do Nordeste e a terceira menor do país. "Esses resultados refletem nossos esforços contínuos em promover uma segurança pública eficaz e humana. Continuaremos trabalhando para manter e melhorar esses índices, sempre com foco na proteção e bem-estar da população", finaliza o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: