Nacional

Setur nega que o Piauí irá perder o Delta do Parnaíba para o Maranhão

Nota de esclarecimento da Setur desmente boatos de que o Delta do Parnaíba ficaria com o Maranhão após a privatização do Parque Lençóis Maranhenses

Valciãn Calixto

Quarta, 04/12/2019 às 15:52



Foto: Reprodução Delta do Parnaíba, o Delta das Américas
Delta do Parnaíba, o Delta das Américas

Em nota de esclarecimento publicada na tarde desta quarta-feira (04), a Secretaria de Turismo (Setur) negou que o Piauí irá perder o Delta do Parnaíba para o estado do Maranhão. A informação desmente boatos que circularam na imprensa local afirmando que o Delta ficaria inteiramente com o Maranhão, caso o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses seja privatizado através de projeto do Governo Federal.

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto colocando os parques nacionais dos Lençóis Maranhenses (MA), de Jericoacoara (CE) e o do Iguaçu (PR) no Programa Nacional de Desestatização – PND, com objetivo de privatizar as unidades.

O decreto foi publicado na última terça-feira (03), no Diário Oficial da União e inclui os parques no PND “para fins de concessão da prestação dos serviços públicos de apoio à visitação, com previsão do custeio de ações de apoio à conservação, à proteção e à gestão das referidas unidades”.

De acordo com a nota da Secretaria de Turismo do Piauí, "a ligação do Delta do Parnaíba com o decreto e sobre ser pertencente apenas ao Estado do Maranhão é inverídica. A Secretaria de Estado do Turismo do Piauí esclarece que o Delta do Parnaíba não tem ligação com a privatização dos Lençóis Maranhenses, sendo que os limites do Parque já são definidos".

A Setur informa ainda que o Delta sempre foi dividido entre os dois Estados. 

"O rio abre-se em cinco braços, envolvendo 73 ilhas fluviais, e sua paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas, garante o cenário paradisíaco dessa região do Maranhão e Piauí. O Delta do Parnaíba começa na cidade de Parnaíba , onde se encontra a primeira e maior ilha do Arquipélago: a Ilha Grande de Santa Isabel e a Ilha das Canárias, segunda maior ilha do Delta do Parnaíba, está no município de Araioses, no Maranhão", diz a nota.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: