Municípios

Mergulhadores da Marinha analisam poluição no fundo do mar no Delta do Parnaíba

Equipe contar com uso da aeronave Super Cougar UH15 para avaliar os danos provocados pelo óleo no Delta do Parnaíba

Valciãn Calixto

Quinta - 21/11/2019 às 11:39



Foto: Divulgação/Capitania dos Portos do Piauí Tropa de Elite da Marinha inicia monitoramento
Tropa de Elite da Marinha inicia monitoramento

Uma equipe de mergulhadores da tropa de elite da Marinha do Brasil iniciou nesta quinta-feira (21) uma série de incursões ao fundo do mar do Delta do Parnaíba, entre o Piauí e o Maranhão, para coletar amostras e avaliar os estragos causados pelo óleo derramado no Oceano Atlântico e que veio parar na costa do Brasil, sobretudo nas praias do Nordeste.

Os mergulhadores de combate da Marinha contam com o apoio do Copor de Bombeiros, servidores do Instituto do Chico Mendes (ICMBio) e agentes da Polícia Federal farão. Eles farão uma espécie de monitoramento do Delta do Parnaíba, no litoral do Piauí.

A ação vai monitorar e realizar buscas e avaliações dos danos causados com a presença do óleo em pontos focais do Delta do Parnaíba, de acordo com a assessoria da Capitania dos Portos do Piauí.

Além da extensa equipe, uma aeronave Super Cougar UH15 também será usada durante a a operação.

Super Cougar UH15

CONTAMINAÇÃO DAS PRAIAS

Há uma semana porções de óleo vindas do mar chegaram ao Delta do Parnaíba, atingindo ainda outras cinco praias do Piauí, sendo uma em Parnaíba, Pedra do Sal, e outras quatro em Luís Correia, Atalaia, Coqueiro, Peito de Moça e Arrombado.


A Semar chegou a decretar como impróprias para banho as praias Pedra do Sal, de Atalaia e Peito de Moça.

Contudo, nesta semana, após intensas ações de limpeza e monitoramento e a conclusão de que a presença do óleo reduziu-se a zero, a Secretaria voltou a liberar apenas as praias de Atalaia e Peito de Moça para uso recreativo e turístico dos banhistas, continuando a praia da Pedra do Sal imprópria.

DELTA DO PARNAÍBA

O município de Parnaíba, a 338 quilômetros de Teresina, é a porta de entrada para um dos principais pontos turísticos do Estado do Piauí, o Delta do Parnaíba, único em todo o continente americano, sendo assim uma manifestação da natureza rara no mundo inteiro, registrada também no Rio Nilo, na África e no Vietnã. Sua vista do alto é semelhante a uma mão aberta, onde os dedos são simbolicamente representados pela Barra de Tutoria, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira.

O Delta do Parnaíba integra ainda uma ação integrada entre três estados do Nordeste conhecido por Rota das Emoções, roteiro turístico composto de três destinos: Lençóis Maranhenses no Maranhão, Delta do Parnaíba no Piauí e Jeriquaquara no Ceará.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: