Municípios

Temporal provoca alagamentos em Parnaíba; veja vídeos

Segundo a Semarh, até o dia 26 de fevereiro são esperadas chuvas volumosas com acumulação de até 100 milímetros

Da Redação

Quarta - 21/02/2024 às 08:12



Foto: Reprodução/Redes sociais A rua Anhanguera, bairro Piauí, ficou totalmente alagada
A rua Anhanguera, bairro Piauí, ficou totalmente alagada

 O temporal que atingiu Parnaíba, no litoral do Piauí, na noite dessa terça-feira (20), fez com que vários pontos da cidade ficassem alagados. O grande volume de chuva já era esperado e foi informado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), através da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, podendo seguir até o dia 26 de fevereiro. 

Segundo dados da Semarh, choveu 154,8 milímetros em Parnaíba nas últimas 24 horas, deixando a cidade em segundo lugar no ranking das que mais choveram no Piauí nas últimas horas. A chuva mais volumosa foi em São João do Piauí, no Sul do Estado, com 178 milímetros. 

Um morador do bairro Piauí enviou vídeos mostrando a situação que ficou a rua Anhanguera, completamente coberta de água. A água da chuva também invadiu algumas residências na rua.

Também foi registrado pontos de alagamento nas proximidades do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, no bairro Alto da Santa Maria e bairro São José. 

Segundo a Semarh, até o dia 26 de fevereiro são esperadas chuvas volumosas com acumulação de até 100 milímetros em um período de 24 horas.  As mesorregiões mais afetadas por essas chuvas intensas estão localizadas nas regiões norte, centro-norte e sudeste.

Três sistemas estão influenciando a ocorrência dessas chuvas desde segunda-feira (19): Oscilação de Madden Julian (MJO), Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e ventos provenientes do Oeste. A interação desses três sistemas está contribuindo para a possibilidade de chuvas elevadas.

Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, explica que durante este período é possível que ocorram níveis de chuva ainda mais altos. 

"Dentro deste período, existe a possibilidade de acumular mais de 150 mm de chuva no total", destaca.

Aguarde mais informações!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: