Municípios

Resíduos de óleo foram encontrados em oito praias do Piauí, confirma Semar

Foram coletados 41,6 kg de óleo, que estão armazenados temporariamente no centro de triagem em Parnaíba

Da Redação

Terça - 01/11/2022 às 13:17



Foto: Divulgação Equipes retiram manchas de óleo em praias do Piauí
Equipes retiram manchas de óleo em praias do Piauí

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) comunicou que foram encontrados resíduos de óleo no litoral do Piauí em 17 de outubro. O fato já havia sido noticiado, mas ainda não tinha sido confirmado pela Semar.

Foi realizado o monitoramento das praias do litoral do Piauí, coletas de amostras dos resíduos de óleo e encaminhamento para análise na Universidade Federal da Bahia, mutirão de limpeza nas praias da Pedra do Sal, Canto do Vieira e Pontal.

Durante 10 dias de monitoramento foram registrados vestígios de resíduos de óleo em oito praias: Praia do Pontal em Ilha Grande – PI; Pedra do Sal e Canto do Vieira em Parnaíba – PI; Atalaia, Barro Preto, Peito de Moça e Coqueiro em Luís Correia- PI e Barra Grande em Cajueiro da Praia-PI.

Segundo a Semar, foram coletados 41,6 kg de óleo, que estão armazenados temporariamente no centro de triagem no município de Parnaíba. Considerando a quantidade pequena de resíduo coletado nos últimos 10 dias, o monitoramento ocorrerá de forma remota, com o apoio dos municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Coreia e Cajueiro da Praia que informarão as ocorrências e quantidades de resíduos coletados ao Grupo de Trabalho, pelos próximos 10 dias, em que será feita uma nova avaliação.

Orienta-se a população que não entre em contato com o óleo. Se houver contato, retire a substância com delicadeza, utilizando óleo de coco ou de cozinha. Em seguida, lave com água e sabão. Em caso de reação alérgica ao toque, ou ingestão do óleo, procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Manchas de óleo são encontradas em praias no litoral do Piauí

Duas toneladas de óleo são retiradas de praias em Pernambuco

Se encontrar algum vestígio de óleo, acione os órgãos ambientais pelos seguintes contatos: Semar: (86) 9.9464-1242, IBAMA: (86) 9.9456-8343 e ICMBio: (61) 9.9158-9384

Ao encontrar animais feridos ou em contato com o óleo, a instrução é ligar para ICMBio pelo telefone (61) 9 9158-9384. Além disso, importante ressaltar que o animal não deve ser lavado, nem devolvido ao mar antes da avaliação de um veterinário ou biólogo. Em caso de tartarugas encalhadas entrar em contato com o @institutotartarugasdodelta através do número (86)9.9968-0197.

Fonte: Com informações da Semar e Click Parnaíba

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: