Manchas de óleo foram encontradas entre as praias do Coqueiro e Peito de Moça, Luís Correia, litoral do Piauí, nesse domingo (16). Praticantes de kite surf relataram ter encontrado as manchas na areia e no mar.
Ao portal O Dia, a bióloga Georgia Aragão disse que estava com a família no trecho conhecido como praia do Barro Preto, quando encontrou manchas de óleo na faixa de areia. Ela relatou que por ser um material altamente tóxico, o óleo pode afetar a fauna da região, levando à morte até mesmo animais de grande porte, como tartarugas marinhas.
"Esse óleo cru vai afetar todo sistema de qualquer tipo de animal, desde animais que vivem na área de praia a animais de grande porte, como tartarugas marinhas. Quando esse óleo entra no trato respiratório impede que elas respirem. É um elemento contaminante e agressivo de maneira geral, podendo levar à morte de organismos", disse Georgia Aragão ao Portal O Dia.
Até o momento não se sabe qual a origem do resíduo de óleo encontrado no litoral. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piaui (Semar) não confirmou o aparecimento do óleo na região.