
O pintor piauiense João Elyo, de 11 anos, foi convidado para expor suas telas no museu do Louvre, em Paris. O menino mora em Esperantina, no Norte do Piauí, e pinta telas desde 9 anos de idade. João Elyo tem Síndrome de Down e um talento para lá de especial.
De acordo com a mãe do artista, Elenilza Araujo, o convite surgiu por uma assessora artística chamada Lisandra Miguel. que conheceu o trabalho de João Elyo através das redes sociais e o convidou o para expor no Rio de Janeiro e em seguida no museu do Louvre.
João Elyo participou de uma exposição no Rio de Janeiro no ano passado e foi convidado novamente por Lisandra Miguel para expor seu trabalho, mas desta vez no museu do Louvre. A exposição era pra ter acontecido no final de 2020, mas por conta da pandemia, foi adiada para 2022.
Além do convite para expor no Louvre, João Elyo já realizou exposições em outros estados do Brasil, como Belém (PA), quando teve suas telas projetas em prédios da capital, e também fora do país, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Segundo a família, o menino usa a técnica expressionismo abstrato e se inspira na natureza. Elenilza Araujo conta ainda que no início o filho começou pintando móveis, o chão e as paredes de casa Ao misturar as cores das tintas, a família começou a observar que ele tinha talento e resolveu comprar material profissional para o pequeno.
Família pede ajuda para João Elyo ir para Paris
A família de João Elyo realiza uma vaquinha virtual para arrecadas dinheiro para custear a viagem para Paris. As doações são para comprar as passagens aéreas e hospedagem. Quem puder doar basta clicarneste link, através do site Vooa.me.