Municípios

DENGUE

Piauí aponta avanço ao combate ao Aedes aegypti, com 116 municípios em estabilidade

Levantamento aponta uma redução de 61,3% nos casos de dengue no Estado

Da Redação com informações do Governo do Piauí

Quarta - 02/04/2025 às 08:47



Foto: shammiknr/Pixabay Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, continua sendo alvo de ações de prevenção em Teresina
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, continua sendo alvo de ações de prevenção em Teresina

O Piauí apresentou avanços significativos no controle do Aedes aegypti, conforme indica a primeira etapa do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA) de 2025. Dos 224 municípios piauienses, 116 (51,79%) alcançaram uma situação satisfatória em relação à presença larvária do mosquito, enquanto 94 (41,96%) estão em alerta e 14 (6,25%) permanecem em situação de risco.

O LIRAa/LIA é uma pesquisa realizada em quatro etapas ao longo do ano, que avalia o índice de infestação predial do Aedes aegypti por municípioComparando com o mesmo período de 2024, os dados apresentam uma melhoria no controle do vetor. Naquele ano, 96 municípios estavam em situação satisfatória, 103 em alerta e 22 em risco. Além disso, três cidades não enviaram os dados referentes à primeira etapa da pesquisa de 2024.

O supervisor de entomologia da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), Ocimar Alencar, atribui essa melhoria ao acompanhamento mais próximo dos municípios e ao apoio contínuo da secretaria. "A melhoria no número de municípios em situação satisfatória mostra que estamos trabalhando da forma correta, acompanhando nossos municípios mais de perto e prestando esse apoio, como Secretaria de Saúde, para buscar melhorar índices e resultados no enfrentamento à dengue", afirma Alencar.

Paralelamente, o estado registrou uma redução significativa nos casos de dengue. Até a 13ª semana epidemiológica de 2025, houve uma diminuição de 61,3% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar dos avanços, Alencar ressalta a importância da participação contínua da população no combate ao mosquito. "Seguimos com nosso trabalho de acompanhar os municípios e pedimos também que a população continue nos ajudando, evitando o surgimento de possíveis criadouros, limpando suas casas e auxiliando as autoridades na identificação de áreas com potencial para o desenvolvimento do mosquito", reforça o supervisor.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<