Municípios

RELIGIÃO

Papa Francisco nomeia novo bispo para diocese de Floriano

Dom Júlio César atuava há seis anos como bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza

Da Redação

Sexta - 07/06/2024 às 12:37



Foto: Arquivo/Arquidiocese de Fortaleza Dom Júlio Cézar Souza de Jesus foi ordenado sacerdote em em 1988
Dom Júlio Cézar Souza de Jesus foi ordenado sacerdote em em 1988

O Papa Francisco nomeou, nesta sexta-feira (7), o novo bispo para a Diocese de Floriano, no Sul do Piauí. Trata-se do Dom Júlio César Souza de Jesus, que atuava como bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE) desde 2018. 

A diocese estava vacante desde a transferência de dom Edivalter Andrade para a diocese de Parnaíba (PI), em 8 de novembro de 2023. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo nomeado.

A posse canônica do novo bispo em Floriano será no dia 26 de julho. Além de Dom Júlio Cesar Souza de Jesus, o papa também nomeou o padre Adalberto Donadelli Júnior para a diocese de Rio do Sul (SC).

Biografia de Dom Júlio César Souza de Jesus

Dom Júlio César Souza de Jesus nasceu em 27 de fevereiro de 1971 em Goiânia no Estado de Goiás. Concluiu seus estudos em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará (1991-1993) e os de Teologia no Seminário Maior de Teresina (1994-1997). Obteve então uma Licenciatura em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2005-2007).

Foi ordenado sacerdote em 27 de junho de 1998 para a arquidiocese de Teresina, onde ocupou os seguintes cargos: Pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Demerval Lobão (1998-2006) e de Santa Luzia em Teresina (2009) -2014), Vice-Reitor do Seminário Maior para os alunos de Filosofia (2007-2013). Pároco na Paróquia Menino Jesus de Praga em Teresina, professor do Seminário Maior, Diretor Espiritual e professor da Escola Diaconal.

Foi nomeado como bispo auxiliar para a arquidiocese de Fortaleza em 11 de julho de 2018, tendo se ordenado em 30 de setembro do mesmo ano. Sua posse aconteceu em 6 de outubro de 2018.

Saudação da CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pela beleza expressa em seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua vida doada à Igreja no Brasil, especialmente, sua presença no nordeste do país nas arquidioceses de Teresina (PI) e depois, já como bispo auxiliar, em Fortaleza (CE).

Renovamos hoje nossa saudação ao senhor, desta vez pela nova missão que assumirá a partir desta nomeação como bispo da diocese de Floriano, no Estado do Piauí. Rogamos a Deus que tenha um frutuoso ministério nesta Igreja particular.

Pela intercessão de São Pedro de Alcântara, padroeiro da diocese, elevamos a Deus o agradecimento por sua doação à Igreja na certeza de que sempre O anunciou, em igual amor que Deus manifestou por nós, como expresso na primeira leitura de hoje na profecia de Oseias.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro vice-presidente

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: Com informações da CNBB

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: