
De Teresina - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu aos prefeitos que o governo federal está buscando alternativas para socorrer os municípios, que estão enfrentando séria crise financeira por causa da queda do Fundo de Participação dos Municípios - FPM.
Lula se disse preocupado com a situação e explicou que a queda da arrecadação federal registrada nos ultimos meses atingiu as prefeituras de todo o país, sobretudo as pequenas cidades porque houve uma consequente queda no valor do repasse de recursos do Fundo de Participação do Municípios - FPM.
O presidente reconheceu que os prefeitos estão certos em cobrar soluções porque é no "município que as pessoas vivem e é neles que estão os problemas da saúde, da educação, do ônibus; é o prefeito que tapa o buraco da rua central de sua cidade", disse o petista ao garantir que o governo está buscando alternativas para socorrer os municípios e os prefeitos.
Prefeitos de todo o país alegam que estão enfrentando dificuldades financeira porque os municípios tiveram cortes entre 15% e 2% nos repasses do FPM nos últimos três meses. Eles ameaçam fazer grande movimento em Brasília contra o governo federal e querem ajuda do Congresso Nacional.