Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mato seco em Campo Maior, no interior do Piauí, na tarde deste sábado (28). A gravidade da situação levou o governo do estado a enviar equipes do Grupamento Aéreo e do Corpo de Bombeiros para controlar as chamas que ameaçavam um posto de combustível e residências próximas.
O Grupamento Aéreo da Polícia Militar, liderado pelo coronel Clayton Frota Gomes, coordenou o reforço no combate ao incêndio. “Assim que nossa viatura foi acionada, prontamente montamos a estratégia de levar a aeronave. Juntamente com o capitão William Bogéa, dos Bombeiros, deslocamos o helicóptero para dar mais celeridade à ocorrência, já que se tratava de uma situação com pontos de riscos, como o posto de combustível e residências próximas”, explicou o coronel.
O capitão William Bogéa, do Corpo de Bombeiros Militares do Piauí, que também estava na aeronave, destacou o sucesso da operação. Segundo ele, a rápida ação conjunta entre o Bopaer, Bombeiros e brigadistas conseguiu conter as chamas sem que maiores riscos fossem levados ao posto de gasolina, que estava a aproximadamente 100 metros do foco de incêndio.
Até a chegada da aeronave do Bopaer, brigadistas locais e duas equipes do Corpo de Bombeiros já atuavam no local, utilizando estratégias para impedir que o fogo se aproximasse do posto de combustível. Ao todo, o helicóptero lançou cerca de 7 mil litros de água, totalizando 13 barris em toda a área atingida pelas chamas.
Em agosto de 2022, um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Serra de Santo Antônio, em Campo Maior. As chamas se alastrando pelo parque. O Corpo de Bombeiros e a brigada de combate a incêndio do município foram acionados para combater o fogo.
Campo Maior tem sido palco de frequentes incidentes com fogo devido ao clima seco e à vegetação altamente inflamável. Essas condições, agravadas pela estiagem, colocam em risco áreas habitadas e estruturas sensíveis como postos de combustível, aumentando a necessidade de respostas rápidas e eficazes das autoridades.
Materia relacionada: