O incêndio de proporções ainda não previsíveis está destruindo áreas de vegetação nativa do Parque Estadual da Serra de Santo Antônio, no município de Campo Maior, a 84 quilômetros ao Norte de Teresina. O fogo começou por volta das 14 horas.
Membros do Conselho Gestor do parque alertaram as autoridades estaduais para os perigos do incêndio se alastrar e atingir toda a área e chegar em casas e propriedades rurais próximas à serra, como a Fazendinha.
O engenheiro florestal Lucas Brandão, membro do Conselho Gestor do Parque, disse que a diretora de Conservação da Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Jurema Chaves, informou que já acionou a equipe de fiscalização e do Corpo de Bombeiros para tentar controlar o incêndio.
Segundo informações do próprio grupo do conselho gestor do parque, um dos focos do incêndio foi controlado e extinto, mas novos focos apareceram e estariam sendo monitorados. Se não for debelado, o fogo pode atingir toda a serra e propriedades rurais próximas.
O incêndio preocupa a população local porque o fogo não estaria concentrado em um único local. Segundo moradores das proximidades da Serra de Santo Antônio, por causa do vento, novos focos de incêndio podem surgir na área.
O engenheiro Lucas Brandão alerta para as causas e diz que a maioria dos incêndios florestais podem ser evitados. Segundo ele, mais de 90% dos incêndios que acontecem são de causas antrópicas, como descarte irregular de lixo, perda de controle de fogo no lixo e em mato.
O Parque Estadual da Serra de Santo Antônio é um dos mais importantes do Piauí. É também um bonito ponto turístico do estado e o primeiro a ter um conselho gestor instituído, em 2022.