Municípios

PROJETO

Florentino defende implantação de um Hospital Universitário em Parnaíba

A UFDPAR já possui o terreno, doado pelo empresário Chagas Fontenele, que foi o vice-prefeito de Florentino Neto durante o seu mandato

Da Redação

Sexta - 24/02/2023 às 11:07



Foto: Reprodução Deputado federal Florentino Neto (PT)
Deputado federal Florentino Neto (PT)

O professor Dr. João Paulo Macedo, novo reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), apresentou um projeto para a construção de um Hospital Universitário em Parnaíba, litoral do Piauí. A UFDPAR já possui o terreno, doado pelo empresário Chagas Fontenele, que foi o vice-prefeito de Florentino Neto durante o seu mandato.

O projeto foi abraçado pelo deputado federal Florentino Neto (PT) que deve nos próximos dias se reunir com o ministro da Educação, Camilo Santana, para apresentar os estudos de viabilidade técnica para a implantação do segundo HU no Piauí.

Segundo o deputado, o projeto de construção do hospital universitário vai contribuir na qualificação dos futuros profissionais de saúde, como também viabilizará, aos cidadãos, mais uma forma de acesso aos serviços em diversas áreas, já que integram a rede estadual de saúde. Os hospitais-escolas são tidos como referências na rede pública, sobretudo para a população mais carente que busca diagnóstico e tratamento adequado.

“O hospital universitário será importante para o ensino, pesquisa e extensão em nosso estado”, destaca Florentino, que revela ainda que atualmente os estudantes estagiam nos estabelecimentos de saúde do Estado porque não tem um campo de prática próprio para eles. “O HU vai atender não apenas o curso de medicina mas os alunos de outros cursos da área de saúde das universidades da região”, afirma.

De acordo com o projeto, serão necessários aproximadamente R$ 250 milhões para a construção do HU da UFDPAR. Parnaíba conta, apenas na Universidade Federal, com quatro cursos na área de Saúde (Medicina, Fisioterapia, Biomedicina e Psicologia).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: