Municípios

Feiras incentivam comercialização de produtos da agricultura familiar

Em todo o estado, somam 19 feiras já realizadas, que chegam a movimentar até R$ 50 mil em um dia.

Terça - 13/09/2016 às 13:09



Foto: Ascom SDR Produtos comercializados na Feira da Agricultura Familiar do Assentamento Santa Clara
Produtos comercializados na Feira da Agricultura Familiar do Assentamento Santa Clara

O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; o superintendente da Agricultura Familia da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Adalberto Pereira, e equipe do setor foram conferir, nesse domingo (10), a movimentação da 3º Feira da Agricultura Familiar do Assentamento Santa Clara, no município de União.

O produtor e diretor do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), João Francisco, conhecido como" Pequeno", disse que a macaxeira, o feijão e o milho são considerados os produtos de maior destaque na região. "Também produzimos melancia e outras frutas, abóbora, maxixe e quiabo, mas esses são os que produzimos e vendemos em maior quantidade. Esta feira é um passo para o trabalhador e a trabalhadora, porque produzir já fazemos há 20 anos, nosso desafio maior é este, comercializar", pontuou João Francisco.

Abertura da 3º Feira da Agricultura Familiar do Assentamento Santa Clara, em UniãoAbertura da 3º Feira da Agricultura Familiar do Assentamento Santa Clara, em UniãoFoto: Ascom SDR

O diretor da Agricultura Familiar da SDR, Antônio José Pereira, destacou que já foram realizadas 19 feiras em todo o estado. "Só em União, foram realizadas este ano cinco feiras. Em todo o estado somam 19 eventos como este, que chegam a movimentar  até 50 mil reais em um dia. Aqui na Santa Clara, os expositores representam 50 famílias e a expectativa de comercialização é de 10 a 15 mil reais", destacou Antônio José.

O secretário Francisco Limma avalia que as feiras tomaram uma dimensão maior, se transformaram em pontos de troca de informações importantes entre os produtores para melhorar a qualidade da produção e um espaço de lazer entre as famílias da região, além de valorizar a cultura local com a programação variada que muitas vezes inclui apresentação musical, teatro e dança.

"Mas é claro que temos que destacar o ponto que o agricultor e a agricultora encontram maior dificuldade, que é a de organização para aumentar a comercialização dos produtos, isso a participação nas feiras proporciona. Existem exemplos de produtores que, a partir da feira, já conseguiram vender semanalmente até em outros municípios, isso mostra a evolução com a realização desses eventos", concluiu Limma.

As feiras têm o apoio do Governo do Estado, por meio da SDR. A próxima  Feira da Agricultura Familiar será realizada no dia 18 de setembro, no Assentamento Marajá, em União.

Fonte: Edna Maciel/ CCom Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: