Municípios

Eleitores de Juazeiro do Piauí irão eleger novo prefeito no domingo (03)

O prefeito eleito teve a candidatura indeferida pelo TSE

Alinny Maria

Quarta - 29/09/2021 às 09:58



Foto: Reprodução Urna eletrônica
Urna eletrônica

Os eleitores do município de Juazeiro do Piauí, a 163 km de Teresina, voltarão às urnas no próximo domingo (03) para eleger novo prefeito e vice-prefeito do município. Serão realizadas eleições suplementares no município porque o prefeito eleito, Tonho Verissimo (PT), teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A votação será realizada das 7 às 17 horas. A partir das 17 horas serão emitidos os boletins de urna e será iniciada a apuração e a totalização dos resultados. O município conta com 5.229 aptos a votar e 22 seções eleitorais distribuídas em 15 locais de votação.

Dois candidatos disputam o cargo de Prefeito de Juazeiro do Piauí: Cristiano Galdino de Oliveira Neto (Cristiano Galdino) (55 – PSD) e José Wilson Pereira Gomes (Wilson Gomes) (65 – PC do B).

Entenda

O TSE analisou um recurso que alegava a inelegibilidade de Tonho Veríssimo por ter sido condenado em 2015 por operar uma rádio clandestina.  No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) havia concedido a candidatura por entender que o crime não tinha relação com a Administração Pública e não constava do rol de crimes da Lei de inelegibilidades. Desta maneira, Tonho Veríssimo teve a candidatura confirmada e venceu as eleições municipais de Juazeiro do Piauí.

Posteriormente, o ministro Mauro Campbell Marques, votou pelo indeferimento da candidatura e pela convocação de novas eleições em Juazeiro do Piauí. Ele entendeu que o crime de desenvolvimento de atividades clandestinas de telecomunicações é capaz de atrair inelegibilidade por atentar contra a administração pública, no sentido de que a exploração do meios de comunicação é, monopólio da União, segundo a Constituição Federal.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: