EVENTO

Dia de Cidadania oferece vários serviços em Barras

A ação foi coordenada pela Vice-governadoria com o apoio de outros órgãos e da prefeitura do município


Cidadania Ativa com o espaço oficina da beleza

Cidadania Ativa com o espaço oficina da beleza Foto: Reprodução

Emissão de carteira de identidade e de certidão de nascimento, testes rápidos de glicemia, hanseníase, serviços de beleza e de recreação foram algumas das ações do Dia de Cidadania, realizado em Barras, no último sábado, 30 de novembro. As atividades foram coordenadas pela Vice-governadoria com o apoio de outros órgãos estaduais e da prefeitura do município.

A vice-governadora Regina Sousa disse que o objetivo dessas ações é levar os serviços oferecidos pelo Governo às pessoas mais distantes.  “É fazer o Governo se aproximar do povo”, disse Regina. Em Barras, a 128 km de Teresina, a procura maior foi por renovação da carteira de identidade e por isso a vice-governadora informou que nas próximas atividades vai solicitar à Secretaria de Segurança que aumente a equipe de servidores que faz esse atendimento.

A Defensoria Pública participou da ação com a emissão de certidão de nascimento tardio, acordos de alimentos, divórcio e emissão de alvarás. A Vice-governadora contou que a falta de cartório em alguns municípios faz com que as pessoas fiquem sem o documento devido a dificuldade de se deslocar para outras cidades. “A gente tem que encurtar esses caminhos”, frisou.

Regina Sousa destacou que os outros serviços oferecidos também são importantes, como os testes rápidos de glicemia e de hanseníase realizados pelas equipes da Secretaria Estadual de Saúde. “Esses serviços são de extrema importância, pois é o momento de descobrir se a pessoa tem algum problema e se tiver, encaminhar para tratamento”, alertou.

Os profissionais da Secretaria Estadual de Assistência Social, Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos ajudaram a elevar a autoestima dos barrenses com corte de cabelo, penteados, manicure e pintura no rosto das crianças.

O Dia de Cidadania teve o apoio da prefeitura. O prefeito Carlos Monte agradeceu o trabalho das equipes e o empenho da vice-governadora em fazer as ações do governo chegar de forma rápida às populações mais distantes.

Quem participou da ação, elogiou o Governo do Estado. A estudante Sara Regina disse que, se não tivesse sido realizado o Dia de Cidadania em Barras, teria que se deslocar a Teresina para ter a carteira de identidade. A dona-de- casa Lavínia Borges de Carvalho destacou a ação do governo como ótima e espera que seja promovida outras vezes no município. Ela aproveitou a oportunidade para renovar a carteira de identidade.

Outros órgãos também colaboraram para o Dia de Cidadania. A Secretaria de Governo atuou na articulação e a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres promoveu palestras sobre o combate à violência doméstica e gravidez na adolescência.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: