A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), por meio da Diretoria de Prevenção e Núcleo de Assistência Social, realizou, nesse fim de semana, o primeiro curso de formação do Programa Voluntários da Defesa Civil, com o objetivo de formar multiplicadores em comunidades em áreas de risco.
Segundo a assistente social da secretaria Mariana Medeiros, nesse primeiro momento, o projeto será realizado na capital, com o objetivo de implantar capacitações e exercícios práticos. “Essa parceria com especialistas em gestão de riscos e desastres está sendo essencial para engajar a comunidade e transformar aquela vontade que cada um tem de ajudar em ações eficazes e seguras para reduzir os riscos à nossa volta”, diz a profissional.
O voluntário Gustavo Geovane conta que já possuía a vontade de contribuir. “Eu já acompanhava o trabalho da Defesa Civil e tinha interesse em prestar ajuda. Conseguimos ver a importância desse trabalho e essa participação da comunidade trará retornos positivos no sentido de gerar conhecimento, experiência e a oportunidade de estar ajudando quem precisa, especialmente em meio à crise climática que vivemos”, diz o participante do curso.
O tenente Tupinambá, do Corpo de Bombeiros do Piauí, ministrou as palestras "noções de primeiros socorros", "orientações de segurança em momentos de inundações e alagamentos" e apresentou "noções básicas de combate a incêndios e acidentes domésticos". “Estamos mostrando para os voluntários que vão trabalhar com a Defesa Civil como proceder na parte de primeiros socorros, de incêndio, alagamentos e acidentes domésticos. Eles vão trabalhar com essa área para tentar ajudar o maior número de pessoas possível. É extremamente importante que eles tenham conhecimentos básicos sobre esses assuntos para poder atuar da melhor forma possível”, ressalta Tupinambá.
A próxima capacitação de voluntários da Defesa Civil tem previsão para ser realizada em outubro, na zona sudeste da capital. Os agentes que participaram do curso ficarão em um cadastro organizado e gerido pela Secretaria da Defesa Civil para atuarem eventualmente quando demandados.
Fonte: CCOM/PI