Municípios

Comunidade enfrenta dificuldades sem água há anos e cobra poço na zona rural de Altos

Os assentamentos São Bento I e São Bento II sofre com a falta d'água e denunciam que o caminhão-pipa demora para abastecer os locais

Alinny Maria

Quinta - 21/11/2019 às 16:30



Foto: Foto encaminhada ao Piauí Hoje Comunidade São Bento sofre com a falta d'água
Comunidade São Bento sofre com a falta d'água

Moradores dos assentamentos São Bento I e II, localizado na zona rural do município de Altos, procuram o Piauí Hoje para denunciar o desabastecimento de água na região. A água não chega até a casa dos moradores, que ficam impossibilitados de usarem suas terras para plantar e criar animais. A Prefeitura de Altos chegou a cavar dois poços na comunidade, mas nenhum foi equipado. Os moradores têm que andar 2 km até o local onde está os poços para encher os baldes e carregá-los com água para suas residências.

"Antes das eleições, a prefeita de Altos prometeu cavar um poço no São Bento. Ela foi eleita e há quase quatro anos mandou fazer a escavação de um poço no local, mas o poço não foi equipado e se perdeu. Nunca saiu água desse poço para gente. Já no começo deste ano ela mandou cavar outro poço de novo e até agora o poço não foi equipado. Agora ela está mandando caminhão-pipa, que vai semana sim outra semana não. É complicado! Não dá para criar galinha e nem um cachorro, não dá para plantar, tudo depende de água. Aqui tem criança, tem recém-nascido, tem idoso, e todos sofrendo por falta de água", denuncia a moradora Lindalva Alves.Comunidade São Bento

Lindalva disse ainda que quando o caminhão-pipa não passa na comunidade, um carroceiro apanha água do poço, enche os baldes e passa na região vendendo mil litros de água por R$ 40. "Nem toda semana a gente tem 40 reais para comprar água e o pipa não vem direto aqui não. Para se ter uma ideia, ele passou o inverno todo sem ir e disseram para nós que o carro-pipa não ia porque tem a água da chuva. Na semana passada o carro-pipa passou e um morador pediu para encher duas caixas, ai o pipeiro disse que a água era para beber e não para molhar planta. Mas sem água não dá nem para fazer canteiro aqui. É muita humilhação!", lamenta a moradora.

O aposentado Francisco, de 65 anos, vai até o local onde o poço foi cavado para puxar água na corda para fazer suas atividades do dia-a-dia. Ele reclama que tem que comprar água para beber e para fazer comida. "Tem poço cavado,  mas não adianta nada, pois se quiser água tem que fazer esforço e puxar de uma profundidade de 117 metros", diz Francisco.

Assista ao vídeo em que o senhor Francisco fala sobre a precariedade na região:


Os moradores já procuraram várias vezes a Prefeitura de Altos para ter informações sobre a equipação do poço para que haja a distribuição de água, mas sempre recebem a mesma resposta: "vamos fazer". Acontece que a população já está há oito anos com esse problema e cobra soluções. O Piauí Hoje tentou contato com a Prefeitura de Altos, mas as ligações não foram atendidas O espaço está aberto para esclarecimentos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: