Municípios

Cojuv lança programa ID Jovem no município de Cajazeiras

Treze por cento dos jovens da cidade se enquadram nas regras para participar do programa.

Sexta - 22/09/2017 às 16:09



Foto: Cássia Sousa Jovens de escolas públicas da cidade participaram do evento
Jovens de escolas públicas da cidade participaram do evento

A Caravana ID Jovem esteve no município de Cajazeiras, nesta sexta-feira (22). Com quase 4 mil habitantes, o município tem 576 jovens com idade entre 15 e 29 anos e renda familiar de até dois salários mínimos, que são os critérios para ter o direito a emitir o cartão ID Jovem.

O cartão pode ser emitido por meio do aplicativo para smartphones ou por meio do site da Caixa Econômica Federal e dá direito a passagens gratuitas ou meiapassagem em transporte coletivo interestadual, meia-entrada em eventos esportivos e artístico-culturais, gratuidade na emissão da carteira de estudante e, mais recentemente, isenção na taxa de inscrição de concursos públicos.

A cidade de Cajazeiras tem Conselho Municipal de Juventude atuante e uma Casa de Juventude em funcionamento. As casas são um projeto da Coordenadoria de Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), em parceria com os municípios.

De acordo com a secretária de Juventude de Cajazeiras, Maria dos Santos, no local são oferecidos cursos de informática periodicamente, além de cursos profissionalizantes em parceria com o Senac. “Temos tido grandes avanços em termos de políticas públicas: conquistamos um polo de educação a distância da Universidade Federal do Piauí que oferece seis cursos, temos uma escola família agrícola com cerca de 120 estudantes, além das escolas das redes municipal e estadual. Isso tem mudado o perfil social e econômico do jovem da cidade. A possibilidade de termos aulas com professores doutores, por exemplo, tem modificado a mentalidade dos nossos jovens. É um grande aprendizado”, explica a gestora.

A secretária explica que o ID Jovem dará novas oportunidades ao jovem de Cajazeiras e ressaltou a questão da mobilidade entre estados. “Infelizmente, a população do nosso município ainda é predominantemente de baixa renda. Não raro, temos jovens que vão para outros estados em busca de emprego, não conseguem e não têm condições financeiras de retornar à cidade”, exemplifica Maria dos Santos.

O presidente do Conselho Estadual da Juventude, Venício Moura, que representou o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, na solenidade de lançamento do ID Jovem no município, avaliou de forma positiva o evento. “Cajazeiras tem um percentual considerável de jovens, 13% da população da cidade. Com o ID Jovem, terão acesso a um leque de oportunidades. Como a cidade tem um polo da UFPI, o programa vai permitir que estudantes de baixa renda da cidade possam participar de eventos acadêmicos em outros estados”, exemplificou Moura.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: