
Uma carreta que transportava óleo tombou na BR-343,em Piripiri, na quarta-feira (2) e o solo foi contaminado pelo resíduo do produto químico. Nesta segunda-feira (07), técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), fiscalizam a retirada de aproximadamente 200 toneladas de solo contaminado no local.
Renato Nogueira, auditor fiscal ambiental e especialista em acidentes com produtos químicos perigosos e contaminação de solo da Semarh, esteve no local e avaliou os impactos causados pela carga derramada.
“O solo foi diretamente impactado, com uma estimativa de contaminação de aproximadamente 150 a 200 toneladas de terra, que estão sendo removidas e destinadas de forma ambientalmente adequada. Quando o trabalho for encerrado, voltaremos ao local para realizar uma nova vistoria”, explicou o auditor ambiental.
Primeiro foi realizada a transferência do óleo residual para outro tanque e em seguida a carreta foi retirada do local. Somente após essas duas etapas foi iniciado o trabalho de raspagem do terreno e a reconformação do solo.
Durante a vistoria, a equipe também constatou que, apesar da presença de um curso d’água nas proximidades, a cerca de 500 metros do local, até o momento não há indícios de risco de contaminação, pois o óleo derramado está confinado e não possui alta capacidade de penetração no solo, o que deve facilitar o processo de remoção e mitigação dos impactos.
O condutor da carreta, um homem de 61 anos, sofreu apenas ferimentos leves. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF), o caminhão saiu da pista e tombou após um outro veículo, ainda não identificado, fazer uma ultrapassagem proibida no sentido contrário da via.
Fonte: SEMARH