
O Vaticano instalou nesta segunda-feira (5) as tradicionais cortinas vermelhas na varanda central da Basílica de São Pedro, em preparação para o anúncio do novo papa. As cortinas serão utilizadas para a primeira aparição pública do pontífice eleito, quando ele dará a bênção Urbi et Orbi à multidão reunida na Praça de São Pedro.
A medida antecede o início do conclave, marcado para quarta-feira (7), quando 133 cardeais se reunirão para eleger o novo líder da Igreja Católica. Na semana anterior, também foi instalada a chaminéque indicará, por meio da fumaça branca, o momento em que a escolha for concluída.
O clima entre os fiéis e turistas é de expectativa. Muitos acompanham de perto os preparativos e expressam esperança quanto ao futuro da Igreja. “Tenho muita esperança, porque acredito que o Papa Francisco nos deixou um legado incrível a ser seguido, e sei que o Espírito Santo estará guiando os cardeais na escolha do próximo papa”, afirmou uma turista à agência Reuters.
A previsão é que o processo de votação se estenda por dois a três dias, conforme estimativas de cardeais participantes. Assim que o novo papa for eleito, ele será apresentado ao público na varanda central da Loggia delle Benedizioni, na Basílica de São Pedro.