
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta segunda-feira (29) o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, para discutir um acordo de paz para a guerra na Faixa de Gaza.
A reunião acontece a partir das 12h (horário de Brasília) e ocorre logo após o tema ter dominado os discursos na Assembleia Geral das Nações Unidas, encerrada hoje em Nova York.
Mais cedo, a Donald Trump declarou que um acordo para encerrar os combates em Gaza está “muito próximo”, embora sem revelar detalhes. Segundo fontes próximas à negociação, o governo americano apresentou uma proposta com 21 pontos, que deve ser tema central na conversa entre Trump e Netanyahu.
Pressão por acordo
Trump deve pressionar Netanyahu a aceitar os termos do plano de cessar-fogo, que conta com apoio da maioria dos aliados ocidentais dos EUA e de países árabes moderados. O presidente americano, ao ser questionado por jornalistas antes da reunião, declarou estar "muito confiante" sobre a possibilidade de um acordo.
Coletiva após o encontro
Trump e Netanyahu devem conceder uma entrevista coletiva logo após a reunião, para comentar os principais pontos discutidos e, possivelmente, anunciar os próximos passos em direção a um acordo de paz.
Fonte: G1 Globo
Mais conteúdo sobre:
#Donald Trump #Benjamin Netanyahu #EUA #Israel #Faixa de Gaza #Guerra #acordo de paz