O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Piauí, Daniel Oliveira, está representando o Piauí na 29ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre em Baku, no Azerbaijão. O objetivo da participação é fortalecer o papel do Piauí nas discussões globais sobre mudanças climáticas e destacar as ações do estado no enfrentamento desses desafios.
Um dos principais temas discutidos no evento será o financiamento climático. O Piauí busca atrair investimentos internacionais para fortalecer a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, reforçando o compromisso do estado com as metas climáticas globais.
Durante a conferência, o secretário Daniel Oliveira apresentará as iniciativas do estado, com destaque para a redução do desmatamento e o uso de programas como o REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) para a geração de créditos de carbono. O Piauí conseguiu uma queda de 10% no desmatamento do Cerrado em 2024, além de avançar na revitalização do Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas (Nuperade).
No primeiro dia do evento, o secretário participou do painel “Cadastro Ambiental Rural - CAR: implementação, desafios e oportunidades” no HUB da Amazônia Legal, representando os estados parceiros que, embora não façam parte do bioma Amazônia, estão comprometidos com a proteção ambiental, gerando emprego e renda. Ele ressaltou que, no Piauí, a meta é regularizar 1 milhão de hectares até 2025 por meio da implementação do CAR, ferramenta essencial para a gestão ambiental.
O evento segue até o dia 24 de novembro, e o Piauí continuará participando dos debates sobre as ações contra as mudanças climáticas, com foco no financiamento de ajudas climáticas, no combate à emissão de gases de efeito estufa e em outras medidas essenciais para o desenvolvimento sustentável.
Fonte: CCOM/PI