A partir desta quarta-feira (8), brasileiros e viajantes de várias nacionalidades terão que pagar 10 libras (cerca de R$ 77) para obter a Autorização de Viagem Eletrônica (ETA) para entrar no Reino Unido.
A regra vale para pessoas com qualquer tipo de passaporte (comum, oficial ou diplomático) que não tenham nacionalidade britânica ou irlandesa e que queiram visitar a Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte ou País de Gales. Isso inclui bebês e crianças.
Quem já tiver visto ou permissão para morar, trabalhar ou estudar no Reino Unido não precisará da ETA.
Com a ETA, é possível ficar no Reino Unido por até seis meses, mas não é permitido trabalhar, salvo exceção para quem tiver visto de "Creative Worker".
A autorização pode ser solicitada pelo aplicativo para iPhone ou no site oficial do governo britânico. Para pedir a ETA, é preciso enviar uma cópia digital do passaporte, uma foto e o número de um cartão de crédito ou débito. Cada pessoa deve fazer a solicitação individualmente.
O governo britânico afirma que a resposta será dada em até 3 dias úteis, em média. Mais informações estão no site do Ministério das Relações Exteriores.
Fonte: Agência Brasil