O presidente chinês, Xi Jinping, se encontrou com o presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, em Beijing, nessa terça-feira (3). A visita de Mnangagwa à capital chinesa marca sua participação na Cúpula 2024 do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) e uma visita de Estado.
Durante o encontro, Xi Jinping destacou a forte amizade histórica entre a China e o Zimbábue e expressou o desejo de consolidar e aprofundar ainda mais essa parceria, alinhada às expectativas de ambos os povos. Ele propôs a criação de uma estrutura de cooperação denominada "pentagrama de ferro", que abrange cinco áreas principais: política, economia e comércio, segurança, cultura e coordenação internacional.
Xi enfatizou a importância de construir uma comunidade de alto nível entre China e Zimbábue, com um futuro compartilhado, e reafirmou o apoio da China à soberania, segurança e interesses de desenvolvimento do Zimbábue, além de se opor a interferências externas e sanções ilegais.
O presidente chinês também manifestou a disposição da China para expandir a cooperação com o Zimbábue em áreas como investimento, comércio, infraestrutura, recursos minerais, energia limpa e economia digital. Xi ofereceu ainda bolsas de estudo para estudantes zimbabueenses na China.
Parabenizando o Zimbábue por assumir a presidência rotativa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, Xi expressou a disposição da China para intensificar a coordenação com o Zimbábue na promoção da justiça e equidade internacionais, e apoiar a África como um polo significativo no desenvolvimento global.
Em resposta, Mnangagwa manifestou o desejo de fortalecer os intercâmbios entre os dois países, particularmente nas áreas de governança estatal e partidária, e aprofundar a cooperação bilateral em infraestrutura, agricultura, mineração, nova energia e outros setores. O presidente zimbabueense agradeceu à China pelo apoio no cenário internacional e afirmou que o Zimbábue continuará sendo um amigo próximo da China na região sul-africana.
Após as conversas, os líderes presenciaram a assinatura de vários documentos de cooperação bilateral, incluindo acordos sobre a Iniciativa Cinturão e Rota, a Iniciativa de Desenvolvimento Global, a exportação de abacates para a China e cooperação na mídia de notícias. Uma declaração conjunta sobre o fortalecimento dos laços bilaterais também foi divulgada.
Antes das discussões, Xi Jinping ofereceu uma cerimônia de boas-vindas para Emmerson Mnangagwa no Grande Palácio do Povo.
Fonte: Brasil 247