Um tornado atingiu a cidade de Guangzhou, no sul da China, nesse domingo (28), resultando em cinco mortes e pelo menos 33 pessoas feridas, de acordo com a mídia local.
O tornado causou danos significativos, com 141 edifícios relatados como danificados. Nenhuma residência foi atingida. Uma avaliação inicial do governo classificou o tornado como de nível três de intensidade, apenas dois níveis abaixo do mais alto.
Guangzhou, é uma cidade com uma população de 19 milhões de pessoas e localizada a cerca de 130 quilômetros de Hong Kong, foi duramente atingida. A vila de Zhongluotan, no distrito de Bayun, também sofreu os efeitos do tornado.
A região sul da China tem enfrentado vários dias de chuvas intensas na última semana. Devido às inundações resultantes, as autoridades evacuaram 100 mil pessoas da província de Guangdong.
O tornado e as tempestades subsequentes causaram interrupções generalizadas, derrubando linhas de energia e interrompendo as redes de telefonia móvel em toda a região. Isso resultou em milhares de pessoas desabrigadas.
O fenômeno climático El Niño e uma máxima subtropical mais forte do que o normal foram identificados como os provocadores do tornado e das tempestades.
A Agência Meteorológica da China emitiu um alerta de que fortes chuvas e tempestades devem continuar até o final do mês. Isso sugere que a região pode ter que se preparar para mais eventos climáticos extremos nas próximas semanas.
Veja o vídeo:
Fonte: G1