Mundo

VULCÃO

VÍDEO - Vulcão italiano, Etna, começou a emitir anéis de fumaça

Confira a explicação do fenômeno

Da Redação

Sábado - 06/04/2024 às 10:54



Foto: Astronomiaum/x (ex-twitter) Vulcão Etna
Vulcão Etna

Nas redes sociais um fenômeno raro vem sendo compartilhado e chamado atenção do público na última sexta-feira (5). O Vulcão, Etna, situado na Itália, foi registrado produzindo uma atividade rara de "anéis de fumaça". 

Vulcão Etna

O Vulcão Etna, também conhecido como Monte Etna, é um vulcão localizado na costa leste da Sicília, no sul da Itália. Ele é considerado o maior vulcão ativo de toda a Europa e entra em erupção a cada poucos anos. Sua silhueta domina o leste da Sicília, especialmente a cidade portuária de Catânia.

Em fevereiro de 2022, o Etna arremessou uma coluna de fumaça no céu da Itália, formando rios de lava e uma nuvem de cinzas que se estendeu por mais de dez quilômetros. As cinzas cobriram vários centros urbanos da região, incluindo as cidades de Milo e Acireale.

Anéis de fumaça 

Os vulcões, com seus fluxos piroclásticos (são fragmentos de rocha sólida que são expelidos para o ar durante uma erupção vulcânica) e rios de lava, são conhecidos por suas explosões furiosas. No entanto, em momentos mais calmos, eles também podem nos surpreender.

Apesar do nome, esses anéis de fumaça vulcânica não são feitos de fumaça propriamente dita. Em vez disso, eles consistem principalmente em gases condensados, com vapor d’água predominante. Esses gases escapam do magma e são lançados pela chaminé do vulcão.

Cientistas liderados por Fabio Pulvirenti, pesquisador sênior do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, decidiram simular esses anéis em computador. O vulcão virtual criado pela equipe demonstrou que o que ocorre na boca de um fumante pode se assemelhar ao que ocorre em um vulcão. Essa pesquisa foi apresentada em um encontro da Sociedade de Geociências da Ásia e Oceania em Singapura.


Fonte: X(ex-twitter)

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: