O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, passou a noite detido em um centro federal de detenção em Nova York, após ter sido capturado por militares norte-americanos em Caracas nesse sábado (3). A informação indica que o líder venezuelano foi levado aos Estados Unidos e está sob custódia no Centro de Detenção Metropolitano (MDC), localizado no bairro do Brooklyn.
Conhecido como a “prisão dos famosos”, o MDC abriga mais de 1,3 mil detentos e já recebeu presos envolvidos em casos de grande repercussão internacional. A unidade é utilizada principalmente para custodiar réus em processos federais, incluindo acusações relacionadas a crimes financeiros, terrorismo e tráfico internacional.
Maduro seguirá preso enquanto aguarda julgamento pelos crimes de narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas. A acusação prevê pena mínima de 20 anos de prisão, podendo chegar à prisão perpétua, conforme denúncia apresentada em Nova York.
Quarenta mortos
O governo venezuelano informou que ao menos 40 pessoas morreram durante o confronto na madrugada desse sábado. A informação foi publicada pelo The New York Times.
Segundo o jornal, um alto funcionário do governo da Venezuela confirmou o número e indicou que entre as vítimas há civis e soldados.
Fonte: Com informações do Metrópoles