Mundo

Investigação já começou

Museu do Louvre, em Paris, é fechado após roubo de joias

Criminosos levaram nove peças de valor inestimável, segundo ministro francês

Domingo - 19/10/2025 às 08:55



Foto: Museu do Louvre é roubado
Museu do Louvre é roubado

O Museu do Louvre, o mais visitado do mundo, localizado em Paris, na França, fechou neste domingo (19) após um assalto. O Ministério do Interior do país afirmou que joias foram roubadas. Segundo a imprensa francesa, os ladrões roubaram nove peças da coleção de Napoleão e da imperatriz na Galeria de Apolo, que abriga a coleção real de pedras preciosas e diamantes da coroa. Entre os itens furtados haveria um colar, um broche e uma tiara.

O ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, classificou o episódio como um "grande roubo". Ele afirmou que os criminosos roubaram joias de "valor inestimável" e que eram um "verdadeiro patrimônio". A operação durou cerca de sete minutos.

A Ministra da Cultura, Rachida Dati, disse que o roubo ocorreu na manhã de domingo, quando o museu estava sendo aberto. “Não houve relatos de feridos. Estou no local com a equipe do museu e a polícia. As investigações estão em andamento”, disse Dati em uma publicação no X.

Ladrões invadiram o museu por uma janela e roubaram peças de joalheria com "patrimônio inestimável" antes de fugirem em motocicletas, informou o Ministério do Interior francês. "A investigação já começou e uma lista detalhada dos itens roubados está sendo compilada. Além do valor de mercado, esses itens têm valor patrimonial e histórico inestimáveis", afirmou o ministério em um comunicado.

O museu, que abriga obras de arte mundialmente famosas, incluindo a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, disse que permanecerá fechado por “razões excepcionais”. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: