
Morreu nesta sexta-feira (16) Alexey Navalny, figura da oposição russa. Ele estava em uma prisão no Círculo Polar , onde cumpria uma sentença de 19 anos. O Serviço Penitenciário Federal disse em comunicado que Navalny perdeu a consciência durante uma caminhada e passou mal. Segundo a agência russa Tass,o hospital que o atendeu tentou reanimá-lo por 30 minutos, sem sucesso.
Os Estados Unidos e a União Europeia responsabilizaram o presidente da Rússsia, Vladimir Putin, pela morte de Alexey. O ativista se tornou uma figura emblemática ao rotular o partido Rússia Unida, liderado por Vladimir Putin, como "o partido dos vigaristas e ladrões". Com milhões de seguidores em suas redes sociais, o ativista enfrentou repetidas prisões ao longo da vida, sendo detido inicialmente em 2011 após protestos contra supostas fraudes eleitorais.
Em 2018, sua tentativa de concorrer à presidência russa foi barrada, alegando motivações políticas por condenações anteriores por fraude. Navalny também foi vítima de ataques, incluindo uma queimadura química no olho em 2017 e, em 2019, a Fundação Anticorrupção que liderava foi declarada "agente estrangeiro". Em meio a sua trajetória, Navalny sofreu um misterioso envenenamento em 2020, levantando suspeitas sobre a sua segurança e oposição ao regime russo.
Fonte: CNN e BBC