Mundo

TERCEIRA GUERRA?

Irã ataca Israel com drones em resposta ao ataque ao consulado iraniaro na Síria

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária

Da Redação

Domingo - 14/04/2024 às 00:07



Foto: Agência Brasil Tel Aviv sob alerta de novos ataques iranianos caso Israel revide
Tel Aviv sob alerta de novos ataques iranianos caso Israel revide

O Irã disse que o ataque a Israel neste sábado (13) foi uma "legítima defesa" após o consulado iraniano em Damasco, na Síria, ter sido atacado no início de abril —e sinalizou que colocou fim à resposta militar.

"Com base no Artigo 51 da Carta das Nações Unidas relativo à defesa legítima, a ação militar do Irã ocorreu em resposta à agressão do regime sionista [em referência a Israel] contra as nossas instalações diplomáticas em Damasco [em referência ao ataque à embaixada iraniana na Síria, ocorrido em 1º de abril]. O assunto pode ser considerado concluído. Contudo, se o regime israelense cometer outro erro, a resposta do Irã será consideravelmente mais severa. É um conflito entre o Irã e o regime israelense desonesto, do qual os Estados Unidos DEVEM FICAR LONGE!", disse a Missão Diplomática do Irã em sua conta na rede social X (ex-Twitter).

Os drones atingiram por volta de 20h o território israelense. Explosões foram ouvidas no território israelense.

Segundo o Canal 12, de Israel, o Irã lançou dezenas de drones e mísseis, num total de cerca de cem artefatos. Alguns teriam sido derrubados pelas Forças israelenses quando sobrevoavam a Síria e a Jordânia - antes, portanto, de chegarem ao espaço aéreo do país.

A previsão é que os drones cheguem a Israel às 20h deste sábado (ou 2h da madrugada deste domingo no horário local). As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmam que foram mais de cem drones, mas não falou sobre o número de mísseis.

Trata-se de uma retaliação depois de um bombardeio no dia 1º de abril contra o consulado iraniano em Damasco, na Síria, em que um comandante sênior das Guardas Revolucionárias do Irã foi morto. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, disse que "os avisos necessários foram dados aos Estados Unidos" sobre o ataque de retaliação. Após o Irã colocar os drones no ar, a Casa Branca afirmou que o ataque vai se desenrolar durante horas.

Três fontes da agência de notícias Reuters no Iraque afirmaram que viram mais de 20 drones voando na região de Sulaymaniya vindos da direção do Irã.

Segundo o Flightradar, um site que monitora a aviação, os espaços aéreos de Israel, Jordânia, Iraque e Líbano estão fechados.

O que se sabe sobre o ataque do Irã 

- O Irã enviou drones para atacar o território de Israel neste sábado.

- Os drones podem demorar horas para chegar até o alvo.

- Pessoas no Iraque, país vizinho do Irã que fica no caminho para Israel, afirmam que viram mais de 20 drones nos ares.

- As forças de defesa israelenses afirmaram que estão preparadas para o ataque.

- O ataque é uma retaliação do Irã contra Israel: em 1º de abril, a embaixada iraniana na cidade de Damasco, na Síria, foi atingida, e sete pessoas morreram —entre elas, um comandante sênior da Guarda Revolucionária do Irã.

Fonte: G1, TV Globo, UOL

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: