Mundo

ELEIÇÕES FRANÇA

Extrema-direita avança nas eleições francesas e Reagrupamento Nacional lidera pesquisas

A coligação centrista do presidente Emmanuel Macron está em segundo lugar nas pesquisas

Da Redação

Sexta - 28/06/2024 às 09:19



Foto: Exame Cenário de debate entre os principais líderes das coligações das eleições na França
Cenário de debate entre os principais líderes das coligações das eleições na França

Com a extrema-direita avançando nas eleições da França, a coligação centrista liderada pelo partido Renascimento, do presidente Emmanuel Macron, ficou em segundo lugar nas pesquisas, enquanto o Reagrupamento Nacional (RN), um partido anti-imigração e de extrema-direita liderado por Marine Le Pen e Jordan Bardella, conquistou o primeiro lugar nas eleições. As eleições francesas ocorrem neste domingo (30).

O RN é evitado por outros partidos devido às suas controvérsias, mas recentemente dominou as eleições parlamentares na França, derrotando o partido de Macron e conquistando uma parte significativa dos votos.

O avanço da extrema-direita levou Macron a dissolver a Assembleia Nacional com 577 lugares e antecipar eleições legislativas, sendo o primeiro presidente a fazê-lo desde 1997.

Jordan Bardella, presidente do RN, está manobrando para se tornar o próximo primeiro-ministro do país, preocupando Macron e potencialmente complicando a aprovação de leis no país. Bardella já enfrentou diversos adversários, incluindo o atual primeiro-ministro Gabriel Attal, em um debate intenso, destacando temas como imigração ilegal, criminalidade e aumento dos custos.

Na última quinta-feira (27), o instituo de pesquisa Harris Interactive Toluna previa de 250 a 305 assentos, de um total de 577, para o RN – colocando uma maioria absoluta da Assembleia ao seu alcance –, enquanto o Ifop-Fiducial sugeria que o partido poderia chegar a 260.

Fonte: Exame

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: