Mundo

MEDIDA

EUA aplicam sanções da Lei Magnitsky à esposa do ministro Alexandre de Moraes

Com a inclusão de Viviane Barci de Moraes, ambos passam a constar na lista de pessoas sujeitas à Magnitsky

Da Redação

Segunda - 22/09/2025 às 11:26



Foto: Presidência da República Alexandre de Moraes ao lado da esposa, Viviane Barci de Moraes, e do presidente Lula
Alexandre de Moraes ao lado da esposa, Viviane Barci de Moraes, e do presidente Lula

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (22) sanções contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A medida a inclui na Lei Magnitsky, mesma legislação que havia atingido o próprio ministro em julho deste ano.

As sanções foram divulgadas pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC), órgão responsável pela administração e execução de programas de sanções, e publicadas no site do Departamento do Tesouro dos EUA.

Com a inclusão de Viviane Barci de Moraes, ambos passam a constar na lista de pessoas sujeitas à Magnitsky, que tem como objetivo punir autoridades internacionais acusadas de violações de direitos humanos. Entre os efeitos das sanções estão restrições econômicas, como o congelamento de bens e contas bancárias nos Estados Unidos ou em instituições financeiras ligadas ao país.

Na ocasião das sanções aplicadas a Alexandre de Moraes, em julho, foi registrado que o ministro não possuía bens no território norte-americano.

Fonte: Metrópoles

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: