Mundo

REDES SOCIAIS

Estados Unidos aprova projeto que pode banir aplicativo Tik Tok no país

Aplicativo é considerado uma ameaça à segurança nacional pelo Congresso norte-americano

Da redação

Quarta - 24/04/2024 às 10:09



Foto: Shutterstock Aplicativo é sucesso em todo o mundo
Aplicativo é sucesso em todo o mundo

O Congresso dos Estados Unidos (EUA) aprovou nessa terça-feira (23) o Projeto que pode proibir o uso do aplicativo chinês TikTok no país. Segundo o texto do projeto, o TikTok pode ser banido do país caso a dona da rede social, a ByteDance, não encontre um comprador confiável para o governo americano. Uma das exigências para a "confiança" é que o novo dono não tenha relação com a empresa chinesa.

O projeto segue agora para o presidente Joe Biden. Se for aprovado, a ByteDance terá 270 dias para encontrar um comprador das operações do TikTok nos Estados Unidos. Esse prazo poderá ser renovado por mais 90 dias. Caso a decisão não seja cumprida ou se não houver um comprador confiável dentro do prazo, o aplicativo será banido das lojas de aplicativos atuantes no país.

A ByteDance ainda pode recorrer e afirmou, em nota, que considera o texto inconstitucional.

POR QUE BANIR?

Desde o governo de Donald Trump, surgiu a proposta de banir a plataforma devido às preocupações de que a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, representasse uma ameaça à segurança nacional, com o potencial de a China utilizar a plataforma para acessar dados de usuários americanos. O TikTok, no entanto, refutou essas alegações.

Fonte: Com informações do G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: