Mundo

EQUADOR

Equador sofre apagão de nível nacional e deixa 18 milhões de pessoas sem energia

Segundo as autoridades, a causa do apagão foi devido à falha na rede de transmissão

Da Redação

Quinta - 20/06/2024 às 08:50



Foto: Redes sociais/ X (ex-twitter) Equador sofre com apagão em nível nacional
Equador sofre com apagão em nível nacional

O Equador sofreu com apagão a nível nacional na tarde dessa quarta-feira (19), deixando cerca de 18 milhões de habitantes sem energia, incluindo o sistema de metrô da capital. Após o apagão,  o ministro encarregado de Energia, Roberto Luque, informou que o serviço de eletricidade no país foi reestabelecido em 95% e que a causa foi devido à falha na rede transmissão.

O apagão começou por volta das 15h20 locais (17h20 no horário de Brasília), segundo comunicado da prefeitura de Quito, e cerca de 95% da energia no país já tinha sido restabelecida até as 21h (horário de Brasília), de acordo com Roberto Luque.

A prefeitura da capital se desculpou pelo apagão e disse que "todos os equipamentos técnicos foram mobilizados para garantir o controle e a segurança dos cidadãos", agentes de trânsito foram designados para lidar com o trânsito e que protocolos de segurança no metrô de Quito foram acionados.

“Há uma falha em linha de transmissão que provocou desconexão em cascata e por isso não há eletricidade em escala nacional”, disse o ministro de Obras Públicas, Roberto Luque, em publicação na rede X.

“Às 18h41 [20h41 em Brasília], a situação é que, em escala nacional, 95% da energia já foi restabelecida”, assinalou Luque na rede social X. Segundo uma mensagem anterior publicada pelo ministro nessa mesma rede.

O país sul-americano vem sofrendo com fortes crises de geração elétrica. Em abril, o presidente equatoriano anunciou o desligamento programado de energia de 8 a 12 horas diárias durante o horário letivo. À época, esses cortes foram sendo gradualmente reduzidos.

Devido a fortes temporais de inverno no país, as usinas hidrelétricas Coca Codo e San Francisco também precisaram ter suas atividades paralisadas, porque os reservatórios que as abastecem estavam trazendo grande quantidade de resíduos.

Vídeo divulgado nas redes sociais durante o apagão:

Fonte: CartaCapital, G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: