Mundo

Donald Trump e May devem discutir comércio e terrorismo

Contrariando discursos protecionistas proferidos pelo presidente dos Estados Unidos até então, aliados dele garantem que os EUA estão dispostos a fazer acordo

Sexta - 27/01/2017 às 16:01



Foto: Twitter Trump
Trump

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump e a primeira-ministra britânica Theresa May se encontraram pela primeira vez nesta sexta-feira (27), na Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos. Na reunião, estima-se que os líderes discutam, acima de tudo, comércio e luta contra o terrorismo.

A primeira-ministra britânica quer firmar um compromisso com Trump para um acordo comercial entre os EUA e o Reino Unido quando o país deixar a União Europeia. Além disso, May quer que o magnata se comprometa a trabalhar com aliados ocidentais na luta contra o terrorismo.

De acordo com matéria da Folha de S. Paulo, os aliados do presidente disseram à equipe de May que eles poderiam "realizar um acordo comercial em uma semana" desde que os termos sejam favoráveis. O que contraria todo o discurso de Trump até então, que tem se mostrado protecionista.

Trump já disse que espera reproduzir a parceria entre Margaret Thatcher e Ronald Reagan nos anos 80. Ao jornal "Financial Times", May respondeu afirmando que "não é do tipo que anda por aí com um modelo que deseja imitar do passado" e prometeu ser "muito franca" em questões em que os dois possuem opiniões distintas.

A primeira-ministra também deve enfatizar que, embora a Grã-Bretanha esteja deixando a União Europeia, o país não quer se desmembrar totalmente do grupo. Já o presidente dos Estado Unidos disse recentemente em uma entrevista que considera o bloco um "veículo para a Alemanha".

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: