Coreia do Norte explode trecho de rodovia perto de fronteira com Coreia do Sul, Demarcação Militar que separa os países, nesta terça-feira (15). Poucos dias depois do anúncio do bloqueio permanente da fronteira, anunciaram as autoridades militares sul-coreanas, que disparariam tiros de resposta, conforme anunciado pelo Estado-Maior Conjunto sul-coreano em um comunicado oficial. Pyongyang já havia anunciado que fecharia de maneira permanente sua fronteira com o sul e que iria construir posições defensivas. No Norte, eles passaram meses instalando minas e construindo barreiras antitanques.
Imagens divulgadas pelo exército sul-coreano mostram as forças norte-coreanas em ação, explodindo seções dessas estradas. Em retaliação, as Forças Armadas da Coreia do Sul dispararam "tiros de resposta" em seu próprio território. Embora as rodovias e ferrovias entre as duas Coreias estejam fechadas há anos, a destruição delas sinaliza de forma inequívoca que o líder norte-coreano Kim Jong Un não tem intenção de negociar com o Sul, segundo especialistas.
Yang Moo-jin, presidente da Universidade de Estudos Norte-Coreanos em Seul, caracterizou a demolição das estradas como uma "medida militar prática", sugerindo que o Norte pode estar se preparando para erguer novas barreiras ao longo da fronteira. "Isso pode ser um indicativo de preparativos para a construção de muros", explicou.
As relações entre as duas Coreias se abalaram, significativamente, desde a ascensão ao poder do presidente conservador Yoon Suk Yeol em 2022, que adota uma postura firme em relação ao Norte e por fortalecer a aliança militar com os Estados Unidos e o Japão. Esses três aliados frequentemente realizam exercícios conjuntos, eventos que Pyongyang vê como ensaios para uma possível invasão do Norte, o que acaba por intensificar as tensões na península.
Confira o vídeo:
Fonte: IstoÉ