Mundo

CANONIZAÇÃO

Canonização do 1º santo millennial ocorre no Vaticano neste domingo (7)

Cerimônia presidida pelo papa Leão XIV acontece às 10h no horário local (5h em Brasília)

Da Redação

Sábado - 06/09/2025 às 16:19



Foto: Ansa-Brasil Carlo Acutis
Carlo Acutis

A canonização do beato Carlo Acutis ocorre neste domingo (7), no Vaticano. O adolescente, morto aos 15 anos de idade, após um quadro agudo de leucemia, ficou popularmente conhecido como padroeiro da internet, já que usava as redes para evangelizar. Carlo será o primeiro santo da geração millennial, que inclui todos os nascidos entre as décadas de 1980 e 1990.

Agendada para as 10h no horário local (5h no horário de Brasília), a cerimônia será presidida pelo papa Leão XIV, a primeira desde que assumiu seu pontificado, em maio deste ano. 

A canonização de Carlo Acutis será realizada após 5 meses de espera, já que havia sido inicialmente marcada para 27 de abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada em razão da morte do papa Francisco.

Francisco já havia citado Carlo como exemplo para a juventude, por unir fé, simplicidade e conexão com o mundo contemporâneo. “Não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. Seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos”, disse o papa Francisco.

Biografia

Carlo Acutis nasceu em Londres em 1991, mas cresceu em Milão, na Itália. Gostava de jogar videogame e criar sites e, segundo o Vaticano, também era apaixonado pela Eucaristia e por Nossa Senhora. Iniciou a vivência da fé católica cedo, aos 7 anos, fez a primeira comunhão e, desde então, passou a assistir à missa todos os dias, além de ajudar necessitados doando roupas e alimentos.

Na adolescência, graças aos conhecimentos de engenharia da computação, criou um site dedicado a divulgar milagres eucarísticos espalhados pelo mundo e aparições de Maria aprovadas pela Igreja Católica. Após sua morte por leucemia, em outubro de 2006, uma grande quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, ajudadas por Carlo, compareceram ao funeral.

Milagres

O reconhecimento da santidade de Carlo Acutis ocorreu após dois milagres atribuídos a ele:

  • O primeiro, que levou à beatificação, aconteceu em 2013, em Campo Grande (MS). O menino Matheus Vianna, de 3 anos, com doença congênita no pâncreas, foi curado sem respaldo científico ao tocar uma relíquia de Carlo.
  • O segundo milagre ocorreu em 2022 e envolveu Valéria Valverde, da Costa Rica. Aos 21 anos, ela sofreu um grave acidente de bicicleta em Florença, Itália. A mãe fez uma peregrinação ao túmulo de Carlo em Assis, e Valéria começou a respirar normalmente no mesmo dia, sem aparelhos.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: