Mundo

TURISMO ESPACIAL

Blue Origin realiza com sucesso o voo espacial tripulado NS-26

Missão marcou o retorno da empresa ao espaço após dois anos e fez história com a participação da mulher mais jovem a cruzar a linha de Kármán

Da Redação

Sexta - 30/08/2024 às 09:37



Foto: Reprodução Missão NS-26, da Blue Origin
Missão NS-26, da Blue Origin

A Blue Origin, a empresa de foguetes fundada por Jeff Bezos, realizou com sucesso na manhã desta quinta-feira (29), a missão NS-26, lançando uma nave espacial com seis tripulantes. O lançamento ocorreu às 10h08 no horário de Brasília, a partir da base da empresa no oeste do Texas, EUA. A missão teve uma duração total de cerca de dez minutos e foi do tipo suborbital, permitindo que a tripulação vivenciasse a experiência de gravidade zero ao ultrapassar a linha de Kármán, a fronteira oficial entre a atmosfera terrestre e o espaço.

Rob Ferl, professor e diretor do Instituto Espacial Astraeus da Universidade da Flórida, foi um dos tripulantes e expressou sua empolgação com a experiência: “A escuridão do espaço...não há como descrever. É algo impressionante. Tudo foi muito bom, não poderia ter tido uma experiência melhor.” O voo marcou o retorno das missões tripuladas da Blue Origin após um intervalo de dois anos, que se deu em resposta a um acidente com um voo não tripulado em setembro de 2022.

Entre os participantes estava Karsen Kitchen, uma jovem de 21 anos que se tornou a mulher mais jovem a atravessar a linha de Kármán. A jovem fez história ao se tornar a mais nova mulher a alcançar o espaço. Em 2021, a Blue Origin já havia registrado outro marco ao levar Oliver Daemen, um holandês de 18 anos na época, que se tornou a pessoa mais jovem a viajar ao espaço, um feito que ocorreu durante a primeira missão tripulada da empresa, com Jeff Bezos a bordo.

A missão NS-26 não apenas reiterou o compromisso da Blue Origin com o turismo espacial e a exploração, mas também destacou a crescente inclusão de jovens e diversos participantes nas expedições espaciais, refletindo o avanço da tecnologia espacial e a democratização do acesso ao espaço.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: