
Uma nova leva de balões transportando lixo da Coreia do Norte para a Coreia do Sul provocou o fechamento do aeroporto de Incheon nesta quarta-feira (26). Pousos e decolagens ficaram suspensos por três horas no aeroporto, que fica a cerca de 30 km de Seul.
De acordo com as autoridades, um balão chegou a cair no pátio do aeroporto, próximo a um terminal de passageiros. Três balões que sobrevoavam a região foram derrubados, e vários outros foram avistados.
Incidentes anteriores
Esse não foi o primeiro incidente envolvendo balões norte-coreanos que atrapalharam o tráfego aéreo do aeroporto de Incheon. Além da proximidade com Seul, o terminal está a 40 km da fronteira norte. O incidente obrigou o desvio de voos para outros aeroportos.
Desde o fim de maio, a Coreia do Norte tem enviado centenas de balões com lixo e até mesmo fezes para a Coreia do Sul. O regime de Kim Jong-un argumenta que está retaliando ações semelhantes promovidas por ativistas sul-coreanos.
Em junho, um grupo de ativistas mandou para a Coreia do Norte dez balões com dinheiro, pen-drives com música sul-coreana e panfletos com críticas a Kim Jong-un.
Aumento das tensões
A crise dos balões levou a Coreia do Sul a suspender um acordo de 2018 para reduzir as tensões com a Coreia do Norte. Com isso, atividades militares foram retomadas na região de fronteira.
Ainda neste mês, militares sul-coreanos chegaram a disparar tiros de aviso após soldados da Coreia do Norte violarem a linha de demarcação de fronteira. Três incidentes do tipo aconteceram em menos de duas semanas.
Embora autoridades sul-coreanas acreditem que as invasões foram acidentais, esses episódios marcaram novos momentos de tensões entre as duas Coreias.
Fonte: G1