O governador Wellington Dias (PT) notificou a banda que utilizou fogos de artifícios durante apresentação na Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) na noite de quarta-feira (09). Com o barulho dos fogos, pelo menos 14 cavalos se assustaram e fugiram, invadindo a BR 343, onde causaram acidentes e foram atropelados. Um cavalo morreu.
O governador afirmou que a banda será responsabilizada por ter infringido a lei que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí. A lei foi sancionada no dia 1º de dezembro com o objetivo de proteger idosos, animais e pessoas com autismo.
“Faço também um apelo: Não usem fogos de artifício ruidosos, o trágico ocorrido de ontem só reforça essa importância. Fogos podem colocar vidas em perigo. Vamos nos divertir com alegria, cuidado, respeitando todas as vidas presentes”, postou o governador no Twitter.
Cantor se manifesta
A queima de fogos ocorreu durante a apresentação do cantor Anderson Rodrigues. Ele usou as redes sociais para divulgar uma nota de esclarecimento e pedir desculpas. O artista justificou que contratou uma empresa para fazer a apresentação pirotécnica, seguindo as regras do decreto estadual.
Veja a nota do cantor: